quinta-feira, 26 de maio de 2011

A moda em décadas

Uma coisa interessantíssima a se mostrar é o caminho que a moda percorre até os dias de hoje, muitas coisas que estão nas mais altas tendências de hoje em dia, não surgiram com a modernidade. Hoje eu vou falar sobre os punks, mais precisamente juntando moda e música, ou seja, a estilista Vivienne Westwood e a banda The Sex Pistols.

Vivienne Westwood na década de 70

Os Sex Pistols foram os responsáveis pelo alastramento do movimento punk, mas não foram só os integrantes Johnny Rotten, Steve Jones, Sid Vicious e Paul Cook responsáveis pelo estilo, a nossa querida Vivienne Westwood também está no meio disso
e junto com ela está o criador dos Sex Pistols, Malcolm McLaren, marido da Vivienne. Eles juntos lapidaram o estilo punk, não vamos dizer criaram, pois outras bandas já apresentaram ao menos a silhueta desse estilo, como os Ramones.

Malcolm McLaren na frente da loja de sua esposa, Vivienne Westwood

Podemos dizer que o "início" foi em 1975, até então, um choque para a sociedade conservadora da época, o punk apesar de ser um estilo aderido por muitos, é denominado pelos seguidores de "ausência de moda" como podemos dizer. Mas na minha opinião, tudo acarreta a moda, o que difere é se é uma moda fútil e generalizada ou se é uma moda filosófica e com toda uma essência.
Os elementos desse estilo são as roupas rasgadas, impactantes e com a aparência rebelde, tudo isso forma um estilo desleixado que de desleixado não tem nada, ele é muito bem planejado para ser desleixado!
A ideia de McLaren era "causar" na época, era uma proposta totalmente diferente do que costumavam ver, e esse estilo transmitia uma voz de personalidade sendo lançada sem ligar para consequências.

Em ordem: Sid Vicious, Paul Cook, Steve Jones e Johnny Rotter

Em uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo, McLaren disse: “Vivemos em um mundo de karaokê. A conexão das pessoas com a terra e a cultura está desaparecendo rapidamente, substituída pelo mundo globalizado… A indústria musical está morrendo, a moda foi explorada a ponto de ficar saturada e corporativa”. O que McLaren quis dizer foi justamente um assunto muito debatido atualmente, a presença de futilidade em tudo o que vemos, acho necessário eu expor meu ponto de vista dando uma dica para vocês. A moda é sim vista como uma área comercial, e não deixa de ser, mas não podemos deixar que ela continue com a imagem que muitos tem de ser supérflua, porque não é e o buraco é bem mais embaixo. Então lembrem-se, a cada peça de forem vestir ou comprar, tentem mostrar nelas o que você é, o que você gosta e não o que aparenta bonito, ou o que está em tendência e que todos usam, ainda da tempo de reverter essa imagem negativa!

XoXo, Angee

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